Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

 

Arroz branco soltinho

Muito se fala sobre receitas diferentes para impressionar os convidados, aprender uma nova receita para comer sozinho ou simplesmente conhecer novas possibilidades com algum ingrediente.
Mas por aqui entendemos que não é todo mundo que aprende a fazer alguma comida enquanto mora com algum responsável, ou talvez você só não queira pedir para ensinar… existe diversas possibilidades para isso e não é esse o nosso foco aqui.

Por isso, hoje vamos aprender como fazer arroz branco soltinho.
Talvez você decidiu recentemente ir morar sozinho e precisa aprender o básico ainda, acompanhe o nosso site e se torne um cozinheiro independente. Aah, já posso te adiantar que várias receitas podem dar errado no começo, mas continue tentando que você consegue.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 ou 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

  • Descasque e pique fino o alho. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.
  • Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente o alho. Tempere com uma pitada de sal e refogue até dourar, ou um pouco menos.
  • Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
  • Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Ajuste o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais.
  • Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
  • Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

Após ter aprendido a cozinhar o tradicional arroz branco, considere esse momento apenas o começo mas com paciência em breve você será um ótimo cozinheiro.
E para mais receitas do dia-dia, clique aqui.

Comente o que achou:

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Receitas relacionadas:

Pirarucu de Casaca

Pirarucu de Casaca

O Pirarucu de Casaca é uma receita tradicional do estado do Amazonas, o Pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces sendo que quando adulto pode atingir de

Barreado

Barreado

O Barreado é um grande símbolo do litoral paranaense, especialmente das cidades Morretes e Antonina. Cozimento é lento. Em 2022 o Barreado foi o centésimo produto brasileiro reconhecido com

Sopa Paraguaia

Sopa Paraguaia

Apesar do nome Sopa Paraguaia, esse prato não tem nada de sopa haha. Está mais próximo de um bolo salgado ou algo assim. Mas agora já fazendo relação com

Vaca Atolada

Vaca Atolada

A Vaca Atolada é um prato tradicional da culinária brasileira, extremamente popular no estado do Mato Grosso. Para alguns, somente chamado de carne com mandioca ou costela com mandioca.

Docinho Fit

Docinho Fit

Sabe aquele dia em que você está querendo um docinho, mas está de dieta e precisa resistir, esse docinho fit é para você. A receita para hoje é para

Biscoito de polvilho: montanha russa

Biscoito de polvilho: montanha russa

Recentemente a dona Vera da @chacaracristal fez viralizar a receita do biscoito de polvilho, o famoso Montanha Russa. O montanha russa trás uma certa lembrança do pão de queijo.